Com certeza ao ir a praia você já se deparou com essas típicas cenas: Uma pessoa sentada, em pé ou deitada à beira-mar, dá suas tragadas e, quando termina, arremessa o toco de cigarro na areia ou deixa a bituca cair e a enterra com os pés e/ou um grupo faz um piquenique e um pedaço de plástico voa, sumindo em meio aos milhares de grãos arenosos. Mas você pode estar se perguntando “Qual o problema que esses cenários têm em comum?”
Essas atitudes, apesar de serem inofensivas, contribuem para o acúmulo de lixo nas praias. O microlixo, como por exemplo, papéis de bala, bitucas de cigarro, chicletes, tampinhas de garrafas, palitos de dente e de picolé, além de pequenas embalagens de produtos, é um dos responsáveis pela poluição das praias. Este tipo de resíduo acaba causando danos em canos de esgotos, rios e praias, principalmente pelo fato de demorarem anos para se decompor.
Além disso, muitas tartarugas e aves acabam morrendo pois confundem frequentemente o microlixo com alimento. Segundo o doutor em biologia e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Torres, Christian Lick da Luz, as aves e as tartarugas são atraídas pelos formatos, aromas e cores. O microlixo também traz problemas aos seres humanos como o risco de doenças de pele, conjuntivites e verminoses.
Há grupos e voluntários que ajudam a diminuir este problema através de ações de limpeza e de conscientização entre os banhistas. Por exemplo, no dia 26 de janeiro de 2019 foram removidos 60kg de microlixo de praias de Santos, São Paulo. No entanto é importante que cada um faça a sua parte e não contamine as praias e recantos naturais que visitar.
Não adianta a limpeza ser realizada se uma grande parte continua descartando seus objetos e lixos com a sensação de que aquilo irá sumir. Eles só ficarão mais longe do seu campo de visão, porém continuam no planeta. Portanto, conscientize-se e lembre-se sempre dessa frase acima. Quando for à praia, inclua na sua lista da praia, duas embalagens para deixar o seu lixo enquanto estiver na areia, uma para o lixo orgânico, outra para o lixo seco. Quando for embora, deixe o seu lixo em coletores apropriados que estão disponíveis em muitas praias. Preserve o meio ambiente!
Telefone:
(22) 99825-5265
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010