O bisfenol A, também conhecido como BPA, é um composto químico orgânico sintético que compõe a estrutura de polímeros e revestimentos, como plásticos de policarbonato e resinas epóxi. Ele pode ser encontrado em diversos objetos do nosso dia a dia, como por exemplo em garrafas plásticas, eletrodomésticos e brinquedos. Apesar disso, é um composto que devemos evitar devido aos impactos que ele causa à nossa saúde e ao meio ambiente. Mas você sabe quais são esses impactos?
Impactos na nossa saúde
Segundo estudos, o BPA desequilibra o sistema endócrino, além de poder causar abortos, anomalias e e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica, hiperatividade, autismo, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, doenças cardíacas e síndrome dos ovários policísticos.
Devido a sua toxicidade e dos seus efeitos nocivos à saúde, o esse composto passou a ser proibido em mamadeiras e limitado a determinados níveis em outros tipos de materiais.
Impactos no meio ambiente
Além dos efeitos nocivos à nossa saúde, também existem os impactos no meio ambiente que estão relacionados principalmente ao descarte de materiais com esse composto. O plástico, que na sua maioria tem em sua composição o BPA, representa 80% do lixo encontrado no oceano. Um dos problemas que a presença desse composto na natureza está causando é a feminização de peixes, o que pode dificultar a continuidade da espécie e afetar na cadeia alimentar. Ele também tem uma baixa remoção do ambiente e também é absorvido pelos organismos (bioacumulação).
Dicas de como reduzir a exposição ao BPA
Por Caroline Klem
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010