09

BLOG

Como a poluição dos oceanos afeta nossa vida

Você já refletiu sobre a poluição dos oceanos? 

 

Normalmente damos mais atenção aos processos que vivenciamos e vemos com nossos próprios olhos, não só nos noticiários. Pois bem, nas regiões de praias  os impactos nos oceanos podem ser camuflados por alguns fatores climáticos, como direção do vento, correnteza e maré. Assim, a poluição dos oceanos pode passar despercebida aos olhos dos banhistas.

lixo na praia

Você como parte do cenário

Se você for dar um mergulho na praia que gosta ou costuma frequentar em um dia que o vento esteja soprando do mar para a terra, é muito fácil achar qualquer resíduo plástico durante o seu mergulho. Você encontrará sacolas, copos, garrafas, tampas, linhas de nylon e diversos outros, muitos deles que utilizamos na nossa rotina diária. Mas, em meio ao lixo, você também observará muita vida marinha ao redor, como peixes, tartarugas e até algumas aves sobrevoando a praia.

 

Neste momento de observação à natureza que uma reflexão quanto a sua responsabilidade como ser humano nesse cenário deve ser feita. Você está usufruindo dela, mas seu estilo de vida está contribuindo para a sua destruição? E você tem passado esses mesmos hábitos para futuras gerações?

Plástico e o futuro 


Segundo o estudo de breaking the plastic wave, até o ano de 2040 o volume de plástico dobrará no mercado. Com isso, o volume do material que entra nos oceanos anualmente chegaria perto de triplicar, a estimativa é que passe de 11 milhões de toneladas para 29 milhões. Até 2040 chegaria a mais de 600 milhões de toneladas, caso continue nesse ritmo e nenhuma providência seja tomada.

corais no oceano

Outros poluentes

 

O problema dos oceanos não se encerra por aí. A emissão de poluentes no ar, como as partículas de CO2, alteram as condições climáticas do Planeta, gerando um aumento na temperatura dos oceanos. Tal aumento causa o branqueamento de corais que, consequentemente, gera a morte de organismos e espécies que dependem diretamente dos recifes de corais para sobreviverem.

poluicao no oceano

Impacto na saúde humana

 

Os oceanos são fontes de bens e serviços indispensáveis ao sustento da vida na Terra e compõem cerca de 70% da água presente no planeta. Por serem ambientes essenciais no ciclo hidrológico e possuírem grande volume e capacidade térmica, eles são fundamentais na regulação climática do planeta, controlando sua temperatura e possibilitando a existência de vida na Terra.

 

Isso significa que todos esses processos negativos atuando nos oceanos podem causar uma grande alteração de temperatura global, trazendo problemas para todas as regiões do planeta. 

 

O plástico é, de longe, o resíduo mais presente e tende a permanecer nos oceanos por anos, já que na maioria dos casos não são biodegradáveis. Eles se transformam em microplásticos, sendo engolidos por animais. Assim, entra na cadeia alimentar e se torna prejudicial tanto para a biodiversidade marinha quanto para nós, seres humanos.

 

Dessa forma, os microplásticos são difíceis de serem percebidos na cadeia alimentar, o que causa impactos a longo prazo na saúde humana. Um exemplo é a chegada de componentes como o BPA (você pode saber mais sobre ele neste artigo) ao nosso organismo através do consumo de frutos do mar.

Impacto na sociedade  

 

Os problemas não estão apenas relacionados a nossa saúde, estão interligados também com a economia global. Limitando os recursos pesqueiros e prejudicando milhares de pessoas que dependem diretamente deles para alimentação e sobrevivência. 

 

Por isso, a poluição dos oceanos está com evidência na mídia há bastante tempo. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em dezembro de 2017, a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Década dos Oceanos, para ocorrer entre os anos de 2021 e 2030.

 

O objetivo do programa consiste em deixar o assunto cada vez mais em pauta e traçar uma boa pesquisa conjunta, junto a inovação de tecnologia com a comunidade científica, empresas, sociedade e legisladores. Assim conseguir uma boa gestão dos recursos naturais, tendo a maior preservação dos oceanos e das regiões costeiras. O programa tem esse intuito pela preocupação com esse recurso, que está cada vez mais sendo explorado deixando mais insustentável com o passar dos anos.

O que podemos fazer para minimizar esse impacto? 

 

  • Prefira peixes e mariscos saudáveis e sustentáveis (pesca artesanal);
  • Consuma menos plástico;
  • Cuide das praias;
  • Não adquira produtos que prejudiquem a vida marinha;
  • Apoie as organizações que trabalham para proteger os oceanos.

Por José Arthur Dutra

Telefone:

(22) 99825-5265

E-mail:
comercial@lignumambientaljr.com

Av. Souza Mota, 350

Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010

Copyright © 2020 Lignum Ambiental Jr

Desenvolvido por Hidros Consultoria