09

BLOG

Energia limpa e acessível: ODS 7

Energia limpa e renovável: ODS 7

A energia limpa é aquela gerada através de fontes renováveis e que não agridem o meio ambiente de forma significativa. O uso dessa energia é uma tendência mundial, visto que é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de n° 7 na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais sobre ela neste link.

 

Segundo um relatório divulgado pelo Greenpeace em 2016, o Brasil poderá chegar à metade do século com 100% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, podendo abandonar as fontes fósseis de forma gradativa.

 

Nota-se que o uso das energias renováveis é uma tendência no cenário mundial, principalmente na Europa, onde países como Alemanha e Inglaterra, embora possuam boas reservas de carvão mineral e empresas petrolíferas, vêm investindo bastante nessas fontes de energia limpa.

Por que usar energia limpa?

 

Ao utilizar energias provenientes de derivados dos combustíveis fósseis, o carbono que foi armazenado, condensado e processado ao longo de milhões de anos é novamente liberado para a atmosfera. Na queima da biomassa para produção de energia, todo ou quase todo o carbono emitido em forma de gases do efeito estufa voltará a fazer parte da matéria orgânica do planeta, finalizando assim o ciclo do carbono. 

 

Além de contribuir para combater as mudanças climáticas e conservação dos recursos naturais, traria contas de luz mais baratas para a população, mais segurança para o fornecimento de eletricidade e menos riscos de “apagões”, isso significa energia acessível para todos.

A energia eólica é um exemplo de energia limpa

Quais são os tipos de energia limpa?

 

Solar, eólica, geotérmica, maremotriz, de biomassa, hidráulica e nuclear são as grandes tendências para a substituição da matriz energética das nações industrializadas.

 

Solar

A energia solar pode ser aproveitada em residências para para aquecer a água do chuveiro ou aquecer ambientes e também para geração de energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos.

 

Eólica

A energia eólica tem o vento como matéria prima, ele é captado por uma turbina de duas ou três hélices presas em um pilar, chamadas de eólicas.

 

Geotérmica

Abaixo da crosta terrestre existe uma camada denominada magma, que possui uma temperatura extremamente elevada que esquenta a água dos reservatórios subterrâneos. Dessa forma, a energia geotérmica consiste na captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados. Esse vapor é responsável por mover turbinas, e um gerador transforma a energia mecânica em elétrica.

 

Maremotriz

Esse tipo de energia é gerada através da instalação de turbinas no mar, em que se produzirá energia elétrica por meio da energia potencial das ondas.

 

Biomassa

Inclui o uso de matéria orgânica, tais como restos de madeira, vegetais, alimentos, animais e algas. Esse material pode ser transformado em combustíveis sólidos, líquidos e gasosos. No Brasil é comum a utilização de mamona, soja e dendê nessa energia.

 

Hidráulica

Esse tipo de energia é um dos mais usados no Brasil, sendo esta proveniente do movimento das águas.

 

Nuclear

A energia é obtida por meio de uma reação de fissão nuclear, que libera uma quantidade colossal de energia na forma de calor. Esse calor aumenta a temperatura da água, fazendo o vapor acionar uma turbina geradora, que produz eletricidade.

Imagem de turbinas de energia nuclear, uma forma de energia limpa

Elas são totalmente sustentáveis?

 

Ainda não foi descoberta uma fonte de energia livre de problemas. As hidrelétricas trazem alagamento de áreas imensas e mudanças no curso dos rios causados e as eólicas demandam muito espaço e correntes de ar significativas. 

 

No entanto, é indiscutível a necessidade do uso cada vez maior de energias limpas e renováveis, tendo em vista que são essas que vão garantir um futuro seguro para as próximas gerações. Além de terem uma disponibilidade imensa, podem ser muito rentáveis também, principalmente com os avanços da tecnologia e o aumento da necessidade de um desenvolvimento sustentável.

Por Láyza Costa e Rafael Castro

Telefone:

(22) 99825-5265

E-mail:
comercial@lignumambientaljr.com

Av. Souza Mota, 350

Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010

Copyright © 2020 Lignum Ambiental Jr

Desenvolvido por Hidros Consultoria