No dia 09 de Agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela ONU em 1995 e visa garantir condições dignas de existência aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente, no âmbito de direitos humanos.
Após a implementação da data comemorativa, a ONU estabeleceu grupos de trabalho para elaboração da Declaração da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DDPI) aprovada em 2007.
FUNAI
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI é o órgão indigenista oficial do Brasil. Instituída pela Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal.
A FUNAI tem como algumas de suas funções: elaborar estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas; monitorar e fiscalizar essas terras; promover políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável das populações indígenas. Essas são algumas dentre muitas outras funções, que têm como objetivo proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.
Personalidades Indígenas que você deveria conhecer
A mudança de visão a respeito do povo indígena e a desmistificação de ideias preconceituosas tem aumentado graças à ocupação de indígenas em diversos espaços da sociedade. Dessa forma, elas trazem a reflexão de questões importantes de seus povos, assim como a constante necessidade de políticas públicas de inclusão.
Conheça algumas dessas pessoas que estão se destacando no movimento pela luta dos povos indígenas:
Ailton Krenak (Povo Krenak)
Ailton é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro nascido na região do Vale do Rio Doce, onde fica localizada a Terra Indígena Krenak.
Cacique Raoni Metuktire (Povo Kayapó)
O cacique, nascido no Mato Grosso, é respeitado por defender a Amazônia e os povos indígenas da floresta. Em 2020, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz..
Myrian Krexu (Povo Guarani Mbyá)
Myrian, do povo Guarani Mbyá e da Aldeia Rio das Cobras no Paraná, é a primeira cirurgiã cardiovascular indígena do Brasil.
Sonia Guajajara (Araribóia)
Sônia é a principal liderança indígena feminina no Brasil, além de ser coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e foi, em 2018, a primeira pessoa indígena a concorrer para o Governo Federal, como vice-presidente na chapa do PSOL.
Daniel Munduruku (Povo Munduruku)
Daniel, além de escritor, com mais de 54 livros publicados em todo mundo, também é Doutor em Educação e Pós-doutor em Linguística. Ele já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o prêmio Jabuti. Seus livros são compostos, principalmente, por literatura infanto-juvenil e livros paradidáticos.
Hoje, no dia Internacional dos Povos Indígenas, a Lignum presta essa homenagem aos povos indígenas e seus descendentes que habitam todo o planeta. Que seus direitos sejam respeitados, que sua cultura seja preservada e valorizada.
Por Láyza Ignácio
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010