A natureza tem um sistema perfeito que transforma os seus resíduos gerados em matéria prima novamente. Durante a decomposição de uma folha, por exemplo, se desenvolve a matéria orgânica necessária para nutrir o solo, o que permite o reaproveitamento do insumo original e o coloca novamente na cadeia circular de produção. Baseado nessa ideia surgiu o conceito de economia circular opondo-se ao modelo de desenvolvimento atual de economia linear.
Qual a diferença entre economia linear e economia circular?
A economia linear é o que nós comumente presenciamos no dia a dia. Após o uso de algum material ele é descartado, principalmente os resíduos não recicláveis, o que impede a sua reutilização. Esse sistema de produção não considera o gerenciamento e análise de toda a cadeia produtiva, o que pode levar ao esgotamento dos nossos recursos naturais.
Já economia circular é um modelo que contribui para o desenvolvimento econômico de maneira sustentável. Através dele é possível otimizar a utilização dos recursos e mantê-los dentro de um fluxo circular, onde os resíduos gerados viram insumos para produção de novos produtos. Desde o design de produção do material até a sua destinação final são devidamente pensados, utilizando materiais mais sustentáveis e com vida útil maior, para que possam ser encaixados dentro do modelo de produção novamente. A logística reversa, por exemplo, garante que o resíduo gerado no ponto de consumo seja reaproveitado pela cadeia produtiva.
Etapas da Economia Circular
O processo de produção da economia circular baseia-se em seis pontos, visando sempre o desenvolvimento sustentável. Eles são: Extração, transformação, consumo, manutenção e reparo, reutilização e reciclagem ou tratamento para descarte. Esse modelo permite o reaproveitamento dos materiais, aumentando a vida útil dos produtos na etapa de manutenção e reparo e fornecendo o descarte correto após o esgotamento total do resíduo.
Quais são os benefícios da economia circular?
A marca de refrigerante Coca-Cola é uma das empresas com iniciativas a favor da economia circular através da reutilização das garrafas de vidro e das garrafas pets retornáveis.
Como a Lignum Ambiental Jr. pode ajudar?
A economia circular é uma pauta que precisa ser abordada pelas grandes empresas que se preocupam com o futuro do planeta. Pensando nisso, através do Gerenciamento de Resíduos Sólidos (GRS), todos os resíduos gerados pelo o empreendimento são considerados e estruturados de forma a ser gerenciado da maneira correta, desde o armazenamento até a destinação final dos mesmos. Isso vai ajudar na logística da empresa, gerar um excelente marketing verde e devolver esse resíduo para a cadeia produtiva.
Ficou interessado? Entre em contato conosco para saber mais sobre o serviço e sobre como podemos ajudar a sua empresa!
Por Milena Melo.
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010