A sigla ESG, que traduzida para o português significa ambiental, social e governança, está em alta e a cada dia mais se tornando um assunto importante no meio empresarial em diversos sentidos. Grande parte dos investidores, tanto os ligados ao mercado de ações quanto os “tubarões”, já buscam empresas que tenham preocupação com a esfera socioambiental e as práticas ESG garantem esse engajamento.
O que de fato é ESG?
ESG é, na prática, aplicar a sustentabilidade na empresa, aliando o crescimento econômico e boas práticas ambientais, sociais e governamentais. Ter o ESG instaurado na empresa é conhecer possíveis ameaças e oportunidades que a sociedade pode trazer para ela, assim é possível aproveitar o que é positivo e minimizar as possíveis perdas, dessa forma, a empresa tem mais resiliência para suportar as oscilações do mercado. “Alguns comportamentos que existiam antes não são mais aceitos e as companhias precisam mostrar, cada vez mais, que são sustentáveis – ecológica, social e economicamente. O ESG foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das empresas nesta nova conjuntura.” Afirma Roberta Goulart, sócia da área de Relacionamento com Cliente do multi-family office pioneiro no Brasil Turim.
Como seguir as práticas do ESG?
A base do ESG é estar em conformidade com o Pacto Global, que é uma iniciativa da ONU com o objetivo de instaurar a sustentabilidade e adotar políticas de responsabilidade social corporativa principalmente no meio empresarial. O Pacto Global consiste em 10 princípios relacionados às áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, são eles:
O passo seguinte é promover ações que contemplem as ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), de modo a cumprir os objetivos determinados pela ONU e construir uma sociedade mais igualitária e sustentável, tanto economicamente, quanto ambientalmente. Para ter acesso a mais informações sobre as ODSs, consulte o link a seguir: https://www.pactoglobal.org.br/ods.
Como a Lignum pode te ajudar?
O ESG é pautado nos âmbitos ambiental, social e governamental, sendo assim, nós podemos ajudar a sua empresa a executar práticas mais sustentáveis, cumprindo o primeiro pilar do ESG. Caso seja de seu interesse buscar ações visando a sustentabilidade do seu negócio, nossos membros com a visão técnica de futuros engenheiros ambientais podem te ajudar a encontrar e viabilizar as mesmas. Algumas empresas também já possuem manuais ou pelo menos ideias relacionadas à área, mas têm dificuldade na implementação e é nesse momento que a Lignum também pode ajudar, inclusive oferecendo uma educação ambiental para os demais membros da empresa.
Por Rafael Castro.
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010