09

BLOG

O Norte e Noroeste Fluminense estão se tornando uma região de clima semiárido?

Formação de clima semiárido

O que é?

 

O clima semiárido, também conhecido como estepe, é caracterizado por regiões que obtêm baixa precipitação, com altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas, com longos períodos de estiagem. No Brasil é popularmente relacionada ao nordeste, principalmente no sertão, onde os níveis de evapotranspiração em potencial são baixíssimos.

clima semiárido

Um sertão Fluminense

 

Com períodos de estiagens severas nessas duas regiões fluminenses, essas populações tiveram que se submeter a novos hábitos. As mudanças climáticas vêm impondo índices de aridez mais altos e precipitações mais baixas, ameaçando colheitas e obrigando pecuaristas a vender seus bois para outras regiões do país.

Segundo José Carlos Mendonça, doutor em Produção Vegetal da Uenf, o clima dessa grande faixa de cimo do estado do Rio mudará de subúmido seco para semiárido de dez a quinze anos, caso não sejam adotadas políticas públicas que impactem na forma de uso do solo  e em outras ações sustentáveis. E segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, choveu no município 778,2 mm em 2016 e 774 mm em 2017 , abaixo dos 800 mm estabelecidos para se enquadrar no clima semiárido.

sertão fluminense

Estratégias de mitigação elaboradas pelo o governo

Apresentado pelo ex Deputado Federal Wladimir Garotinho (atual prefeito de Campos dos Goytacazes), o projeto de lei 1440/19 prevê aportes de créditos e financiamentos a produtores rurais das duas regiões do Estado do Rio de Janeiro, porém espera-se ainda à apreciação pelo Senado e o posicionamento do governo federal.

Todavia, essa classificação não é algo benéfico para a população dessas duas regiões, pois a precipitação anual deste clima é de 800 mm, podendo causar grandes problemas de saúde e ambientais, como:

  • Secas;
  • Calor intenso;
  • Baixa qualidade dos solos;
  • Fome;
  • Pobreza;
  • Desertificação;

Como a Lignum pode te ajudar?

Toda essa problemática é consequência da mudança do uso do solo e o aumento das emissões de gases , que estão alterando os grandes reguladores do clima. Para reverter isso, temos em nossa carta de serviços a Neutralização de carbono, que tem por objetivo capturar da atmosfera gases que são emitidos nas execuções de atividades e incorporá-los em projetos florestais, como o plantio de árvores realizados em áreas degradadas. E aí, ficou interessado? A Lignum Ambiental Jr. pode te ajudar com isso! Estamos à disposição para fazer um orçamento grátis e apresentar uma solução para a sua empresa.

Por Mariana Nunes.

Telefone:

(22) 99825-5265

E-mail:
comercial@lignumambientaljr.com

Av. Souza Mota, 350

Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010

Copyright © 2020 Lignum Ambiental Jr

Desenvolvido por Hidros Consultoria