09

BLOG

Neutralização de Carbono

neutralização de carbono

Nas últimas décadas, a preocupação ambiental tem evoluído bastante e, com ela, mais pessoas passaram a se preocupar com a emissão de carbono gerada principalmente pelas empresas, seja do meio industrial, construção civil, alimentício, entre outros. Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto (1972), medidas para a redução da emissão de gases do efeito estufa começaram a ser praticadas pelos países envolvidos, dentre elas entra o chamado “crédito de carbono”, que representa basicamente a não emissão de dióxido de carbono na atmosfera e esse crédito pode ser negociado e comercializado entre países e empresas. 

 

Com todo esse movimento e a consciência da população aumentando, tanto o governo quanto empresas privadas começaram a buscar alternativas para conter a liberação do carbono na atmosfera. Dentre essas alternativas estão a implantação de energias renováveis, redução do desmatamento e das queimadas, incentivo a veículos menos poluentes, reutilização da água, reciclagem e entre outros.

conter a liberação do carbono na atmosfera

O que é? 

 

Mesmo com as iniciativas, a emissão de dióxido de carbono ainda é um problema do qual algumas atividades não conseguem se livrar. Portanto, um novo movimento ganhou força para conter o aumento desses gases na atmosfera: a neutralização de carbono (também conhecida como compensação de carbono). 

 

A neutralização de carbono consiste em implementar medidas para que todo o CO2 liberado durante alguma atividade não fique livre na atmosfera, mas seja por exemplo “capturado” pelas árvores durante a fotossíntese, processo que transforma esse gás em matéria orgânica para a planta.

Carbono pode ser neutralizado por meio do plantio de árvores

Como neutralizar o carbono? 

 

O Carbono pode ser neutralizado de duas formas, por meio do plantio de árvores ou pela compra de créditos de carbono. Na primeira alternativa deve-se contratar uma empresa terceirizada, para fazer um cálculo considerando todas as atividades que geram a emissão de dióxido de carbono na empresa ou em um evento, como o gasto energético em transporte, a energia utilizada na atividade, resíduos sólidos e etc. Posteriormente outro cálculo é feito para saber quantas árvores devem ser plantadas para que o carbono liberado na atmosfera seja neutralizado. Além disso, são indicados os tipos de mudas e empresas a serem escolhidas para fazer esse plantio. 

 

Já a compra de créditos funciona como um mercado, chamado mercado do carbono, no qual uma tonelada é equivalente a 1 crédito de carbono. Esses títulos que representam os créditos são chamados de certificados de emissão reduzida e são negociados tal qual em uma bolsa de valores comum. 

aquecimento global por sua vez faz com que as geleiras derretam

Por que neutralizar? 

 

Sabe-se que o efeito estufa é essencial para a vida na Terra, pois ele ajuda a reter o calor na atmosfera, gerando condições favoráveis para a vida. No entanto, a emissão excessiva de gases poluentes tem feito com que cada vez mais gases se acumulem na atmosfera, o que tem aumentado consideravelmente a temperatura do planeta, fenômeno conhecido como aquecimento global

 

O aquecimento global por sua vez faz com que as geleiras derretam, aumentando o nível do mar e acabando com o habitat de diversas espécies que dependem delas. Além disso, o aumento da temperatura é responsável pelo branqueamento dos corais, tirando o habitat de aproximadamente metade das espécies de peixes marinhos conhecidos. Tudo isso sem abordar os desastres naturais causados pelo aquecimento, como o aumento das queimadas e entre outros. Sendo assim, realocar esse CO2 nas árvores é a maneira mais benéfica que foi encontrada até o momento. 

benefícios da neutralização de carbono

Benefícios do projeto

 

  1. A retirada de CO2 da atmosfera reduz o efeito estufa, freando o aquecimento global; 
  2. As árvores são importantes para controlar o clima e a umidade do planeta; 
  3. As raízes retêm a água, evitando inundações ou secas; 
  4. A sombra de uma árvore pode reduzir em até 6,5°C a temperatura de um ambiente; 
  5. Cerca de 80% das espécies terrestres de plantas e animais dependem das árvores 
  6. Empresas que têm o selo de carbono neutro têm um diferencial no mercado, gerando aumento de clientes e de receita. 
neutralização de carbono e o plantio de árvores

Considerações finais 

 

A cada dia a responsabilidade socioambiental é mais importante por parte das empresas, do governo e dos cidadãos para que as futuras gerações possam desfrutar das mesmas condições que existem na atualidade. Portanto medidas sustentáveis, tais quais a neutralização de carbono e o plantio de árvores devem se tornar mais comuns ao longo dos próximos anos. 

 

Sendo assim, as empresas que pretendem continuar em franco desenvolvimento não podem ficar de fora dessa onda, tanto se tratando de fazer a parte que cabe a cada um, quanto de atrair mais consumidores e agregar valor à marca. E aí, ficou interessado? A Lignum Ambiental Jr. pode te ajudar com isso! Estamos à disposição para fazer um orçamento grátis e apresentar uma solução para a sua empresa.

Por Rafael Castro.

Telefone:

(22) 99825-5265

E-mail:
comercial@lignumambientaljr.com

Av. Souza Mota, 350

Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010

Copyright © 2020 Lignum Ambiental Jr

Desenvolvido por Hidros Consultoria